01/04 a 08/04/2011 Semana da Literatura Amazonense
Este ano 190 escolas irão ter atividades pedagógicas em comemoração
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou na manhã desta sexta-feira (1), a Semana da Literatura Amazonense, instituída por meio da lei nº 882 de 19 de setembro de 2005 e inserida no calendário de atividades das escolas municipais. Neste ano, 190 escolas irão promover atividades pedagógicas como: exposições de livros, concurso de poesias, de literatura, gincanas, feiras culturais e palestras. “A idéia é promover atividades para que talentos sejam revelados. Acredito que dentro das escolas existem grandes escritores a espera somente de uma oportunidade”, afirmou o Subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Suames Maciel.
Regionalização
Durante seu discurso o poeta e escritor Celdo Braga alertou os professores a tomarem a responsabilidade de inserir na nova geração o orgulho de ser caboclo da Amazônia. “Nossos jovens desconhecem nossos símbolos, nossas palavras. É tempo de assumirmos a nossa cara e termos orgulho de ser desta terra”, disse.
Livros
A Semed, em parceria com a Moto Honda ,confeccionou cinco mil livros de poesias escritas por alunos durante a Semana de Literatura do ano passado. Em 2011 a intenção é fazer uma culminância dos trabalhos e montar outro livro.
Hall
Durante os oito dias da Semana de Literatura obras de diversos escritores e poetas amazonenses estarão expostas no hall principal da Semed. As várias prateleiras com livros chama a atenção de quem passa pelo local. “Tem muitas obras boas aqui. Vários livros para conhecermos o passado da nossa terra. Achei uma iniciativa maravilhosa”, disse Gilda Margot, funcionária da Gerência de Atividades Complementares.
EMEF Anastácio Assunção
Não ficará de fora da Semana Amazonense de Literatura, iremos no decorrer desses dias trabalhar com nossa comunidade escolar poesias e outras atividades relacionadas a Literatura.